Fazer joia é escrever poesia, usando outra matéria-prima. Assim como o poeta, busco a possibilidade surpreendente, oculta; o segredo do metal, da pedra e de qualquer superfície, natural ou artificial, que me diga: tenho aqui um poema, liberte-o.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Idea Brasil 2009 premia o Colar Wa’kawa

No dia 30 julho, os melhores designers brasileiros estiveram reunidos no Hotel Renaissance, em São Paulo, para a entrega do Prêmio IDEA/Brasil, em sua segunda edição. O concurso é promovido pela Associação Objeto Brasil, a principal entidade do país no setor, e leva a chancela da Apex-Brasil.
O IDEA/Brasil é a única premiação do gênero fora dos Estados Unidos, sendo considerado o portal de entrada do design brasileiro no mercado internacional. O IDEA Awards norte-americano, considerado o Oscar do Design Internacional, foi criado em 1980 pela Sociedade Americana dos Designers Industriais (IDSA) com a finalidade de difundir e premiar os melhores produtos, embalagens e conceitos de desenho industrial produzidos no mundo.
A palmeira nativa da Amazônia Oenocarpus Bacaba, com seus fartos e sinuosos cachos, inspirou a Coleção Wa’kawa, em que sementes de áreas certificadas combinam-se ao couro e prata com banho de ródio. O design dos insumos em prata foi simplificado de maneira que a montagem dos produtos acontecesse na Amazonia pela Associação de Mulheres Mães Artesãs do Vale do Jarí – AMARTE. A Coleção Wa’kawa cumpre o desafio de reunir confecção mista e sustentabilidade, permitindo o exercício do tripple bottom line (economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto) na comunidade local.
Wa’kawa – bacaba em Tupi.
Fotos: 1. Colar Wa'kawa e Ivete Cattani – 2. Joice Jopper Leal e Ivete Cattani – 3. Ivete Cattani, Celso Costa e Rosane Aubin – 4. Karina Achoa, Marcelo Lopes, Virginia Moraes, Ivete Cattani, Marili Brandão, Rosane Aubin, Sérgio de Carvalho e Flamarion Vieira- 5. Flamarion Vieira, Karina Achoa, Karol Pichler, Sérgio de Carvalho, Manolo Pacheco, Marcela Olivier (em pé) – Marili Brandão, Ivete Cattani, Virginia Moraes e Christian Ulmann (sentados).
Outras matérias sobre o prêmio: http://www.joiabr.com.br/noticias/n310709a.html